quinta-feira, 21 de agosto de 2008



" Há tanta violência no conhecimento quanto nas fronteiras das cidades ou no coração das florestas primitivas. Mesmo sendo portadores do conhecimento, não deixamos de caçar, de planejar escaramuças, de construir armadilhas e de esperar pacientemente pela oportunidade de matar. Caça e conhecimento são partes integrantes da vida, resultam de sua força e seguem seu fluxo. Sim, ambos são trágicos, o segredo da vida se aproxima do segredo do conhecimento"
Michel Serres
(O Incandescente Ed Bertrand Brasil)

" Os tolos fazem pesquisa, e os homens sábios os exploram"

H.G.Wells (1905)
O poder parasita

" O parasita controla a vida e a morte, a origem e o fim, o tempo e a composição, o bem e o mal, o falso e o verdadeiro, a ordem e a desordem. Tentem encontrar um poder ou algum dominador que não se conduza de maneira parasitária."
Michel Serres
Política
O Teatro Carismático


"...se não nos inteiramos de que a democracia pertence ao desejo e não à razão, não seremos capazes de viver em democracia, porque lutaremos para impor a verdade. A democracia é uma conspiração social para uma convivência na qual a pobreza, o abuso e a exploração são erros a serem corrigidos porque se tem o desejo de fazê-lo. Além disso, o viver na democracia exige aceitar que o projeto de uma ordem social não é pertinente, porque ela é, de fato, uma conspiração fundada num desejo de convivência. Ao pretender elaborar um projeto de uma ordem social abrimos espaço para a tirania, porque nos erigimos como sabedores do dever social e exigimos que os outros sejam de uma certa maneira que consideramos apropriada...a conspiração democrática é um convite criativo, não uma restrição autoritária."
Humberto Maturana






"Traiçoeira civilidade"


Hoje em dia, quando a educação mais elaborada e o gosto mais cultivado reduziram a um conjunto de regras a arte de agradar aos demais, nossa conduta é governada por uma servilidade baixa e enganosa, de modo que todo preceito de polidez exige constante obediência. As boas maneiras nos são ditas, e devemos sempre seguir seus comandos, nunca nossa própria natureza. Sob essa incessante restrição, já não ousamos parecer como de fato somos. Naquele rebanho de ovelhas a que chamamos sociedade, cada homem em situação semelhante faz exatamente as mesmas coisas que os outros.[...] Assim, não há mais nenhuma amizade sincera, nenhuma estima, nenhuma confiança segura. A suspeita, o ressentimento, o medo, a frieza, a reserva, o ódio e a traição estão sempre à espreita, ocultos por um véu de permanente e traiçoeira civilidade.
Os sentimentos estão sufocados pela tão admirada urbanidade que devemos ao esclarecimento deste século.


Rousseau (1750)

" Ou os homens estão sós, diante da natureza, sem grupo ou sociedade, ou eles passam a viver na política e, então, não há mais mundo"
Michel Serres Luzes

domingo, 10 de agosto de 2008

O de sempre # 2




"Como espécie, o sapiens ama e detesta sua própria vida e as de outras espécies, ele as erradica e as pesquisa. Uma força grandiosa transbordante de crime e deleite...Vivemos, logo amamos; vivemos, logo odiamos. Eu amo e odeio a vida, logo existo. Transformamo-nos lentamente, com variações individuais, num gênero pacífico e arrogante, inventivo e exterminador, amoroso e tanatocrático, de Stalin a São Francisco de Assis, do caçador impiedoso a São Júlio, o Hospitaleiro, do parasita ao simbionte, da loucura dos que adoram o poder ao surpreendente punhado de santos que dedicam seu poder ao amor."
Michel Serres

NOVA BANDEIRA



Nova Bandeira HeRo 08

GOVERNO
ÁGORA E AGORA?

“A noção de governo se refere às conversações de harmonização entre as ações da pessoa encarregada do operar de uma instituição como sistema de coordenações e emoções, ou governante, e as ações dos governados que realizam a instituição como tal. A tarefa do governante é guiar as conversações que constituem a instituição de modo que as ações dos governados e, portanto, o emocionar que as sustenta, sigam um curso congruente com suas intenções, desejos e propósitos. Noutras palavras, governar consiste em dirigir e harmonizar as intenções, desejos e propósitos dos membros de uma instituição; ou ainda em outras palavras, governar consiste em harmonizar o fluir emocional dos membros da instituição governada. Por isto, toda reflexão sobre o governo de uma instituição qualquer, deve revelar necessariamente tanto o espaço das intenções, desejos e propósitos que constituem as ações do governante, quanto o espaço das intenções, desejos e propósitos que devem fundar as ações dos governados como membros da dita instituição.”

Humberto Maturana R. El Sentido De Lo Humano. Chile, Hachette, 1992, (pg. 210).



Fortaleza
é nossa debilidade
Saludos HeRo

Zorba
"ZIGRICK"